Nenhuma notificação encontrada

Doença Mão-pé-boca

Por:
Dr. André Pacca Luna Mattar

A doença mão-pé-boca é muito comum em crianças, antes dos cinco anos de idade, e nas trocas de estações, do verão para o outono e do outono para o inverno. Ela recebe esse nome porque as lesões causadas por ela são mais comuns nas mãos, pés e boca.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que é a doença, como ela é adquirida e o que fazer para proteger o seu filho.

O que é “doença de mão-pé-boca”?

Trata-se de um vírus contagioso, o COXSACKIE, que causa ‘bolhas’ nas mãos, pés e ‘aftas’ na boca, mas pode aparecer também nos genitais (que podem até lembrar catapora) e febre alta.

Sintomas da Doença

Existem alguns sinais aos quais você pode se atentar para verificar se há alguma chance do seu filho estar com a doença, como:

  • Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • Aparecimento de manchas vermelhas com vesículas branco-acinzentadas no centro que podem evoluir para úlceras muito dolorosas na boca, amígdalas e faringe;
  • Erupção de pequenas bolhas em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que pode ocorrer também nas nádegas e na região genital;
  • Mal-estar, falta de apetite, vômitos e diarreia;
  • Dificuldade para engolir e muita salivação por causa da dor

O diagnóstico deve ser feito pelo Pediatra, a partir dos sintomas, localização e aparência das lesões. O exame de fezes e o exame de sangue ajudam a confirmar e identificar o vírus causador da infecção.

Como se pega essa doença?

O contágio pode acontecer pelo contato com as ‘bolhas’ ou com objetos contaminados com saliva ou fezes que carregam o vírus.

É bom lembrar que a pessoa recuperada pode transmitir o vírus pelas fezes por cerca de 4 semanas.

Como tratar e aliviar os sintomas?

O tratamento dos sintomas gerais como febre, coceira e dor, são realizados pelo Pediatra.

O Odontopediatra complementa este tratamento fazendo laserterapia, para aliviar os sintomas dolorosos e acelerar a cicatrização das lesões, evitando a internação por desidratação.

Outras orientações importantes para o tratamento são:

– Usar escova extra macia e escovar normalmente (quando não for possível, limpar com fralda umedecida, mas é importante voltar a escovar o quanto antes);

– Oferecer alimentos mais frios ou gelados e macios;

– Evitar comidas salgadas, apimentadas, muito temperadas e ácidas.

Quanto tempo dura a doença Mão-pé-boca?

Ainda não há uma vacina para prevenção da doença. Ela costuma desaparecer automaticamente entre um período de cinco a sete dias. Por isso, o que é tratado são os sintomas, para que o paciente sofra o mínimo.

E o contaminado adquire imunidade ao vírus após a melhora dos sintomas.  Isso significa que não há como ser contaminado uma segunda vez.

Como prevenir?

– Higienizar o ambiente de troca de fraldas e descartar corretamente os itens sujos com fezes;

– Lavar as mãos e brinquedos com frequência;

– Não compartilhar objetos com outras crianças;

– Afastar-se de crianças com a doença e reservar-se caso esteja com a doença.

Em caso de dúvida ou suspeita da doença, é importante procurar o pediatra e o odontopediatra para orientação e tratamento corretos.

Onde encontrar Pediatra em Sorocaba?

A Clínica Einstein Bozelli é o lugar que você procura para um Pediatra em Sorocaba. Possuímos uma estrutura completa para você manter o documento de vacinação do seu bebê em dia!

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2739-doenca-mao-pe-boca

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli