O que é Oncogenética?

Por:
Dra. Julia Gaspar Salomão

Uma área da medicina que estuda a relação entre a oncologia e a genética, essa é a oncogenética. Apesar de não ser muito popular, a oncogenética é de extrema importância, pois estuda a relação entre as mutações hereditárias e a incidência dos tumores, com isso ajudando pessoas que tem históricos de câncer e tumor na família a se prevenirem ou realizarem um diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso do tratamento.  

A oncogenética é resultado dos avanços da tecnológico na medicina, desta forma podemos identificar genes que, quando alterados, aumentam consideravelmente os riscos de uma pessoa desenvolver câncer.  

Estudos apontam que aproximadamente 10% dos tumores estão relacionados a causas hereditárias, desta forma a oncogenética se torna uma arma muito importante no combate a essa doença. Uma vez que a pessoa tenha histórico familiar de câncer, pode recorrer a oncogenética, para prevenir futuros problemas.  

Oncogenética - Quando um paciente pode ter câncer hereditário:

Os especialistas em oncogenética devem ter muita atenção em alguns casos específicos que podem configurar câncer hereditário:  

  • Histórico de câncer em diversas gerações da família  
  • Pessoas com histórico de 2 ou mais tumores primários  
  • Pacientes com histórico de câncer em órgãos pares (câncer nas duas mamas por exemplo)
  • Mulheres com câncer de ovário, independente de histórico familiar  
  • Pacientes com histórico de câncer antes dos 45 anos independente do histórico familiar
  • Câncer de mama em homens

Existem outros aspectos que podem configurar câncer hereditário, por isso consultar um especialista em oncogenética é de extrema importância caso haja alguma suspeita.  

Quando devemos procurar o especialista em oncogenética:

  • Se há histórico familiar com muitos casos de tumores  
  • Se o paciente teve dois ou mais tipos diferentes de câncer  
  • Se o tumor tem um comportamento mais agressivo que o esperado
  • Se o tumor for diagnosticado em pessoas mais jovens, antes da média histórica da doença

Oncogenética – O método de aconselhamento genético

O método de diagnóstico utilizado pela oncogenética é o aconselhamento genético, quando o especialista em oncogenética explica todo o formato de investigação do tumor hereditário.  

O especialista em oncogenética inicia esse método estudando o histórico familiar do paciente e, havendo indícios, solicita exames específicos da oncogenética.  

Caso o paciente seja diagnóstico com potenciais mutações genéticas que podem resultar em tumores, o especialista em oncogenética irá instruir o paciente e sua família a como ter hábitos que reduzam a possibilidade do desenvolvimento do tumor e fará um acompanhamento para um possível diagnóstico precoce.  

É muito importante ter a consciência que, nem todo histórico familiar de tumor ou câncer necessariamente significa que uma pessoa obrigatoriamente terá a mesma doença. O desenvolvimento do câncer ou do tumor está relacionado em 90% dos casos com outros fatores. Ter uma vida saudável, evitando estresse e buscando o equilíbrio pode ser um bom começo para você evitar essa enfermidade.  

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli