Nenhuma notificação encontrada

Até que idade é normal trocar letras na fala?

Por:
Dra. Ana Priscila C. D. Agostinelli Ghiotto

Essa é uma pergunta frequente no consultório. Falar errado não pode ser “bonitinho” e nem “engraçado”.

O nosso famoso “Cebolinha”, personagem do Maurício de Souza é bem conhecido pela sua forma de falar “elado”. Ele troca o R por L, assim como muitas crianças podem apresentar esse tipo de alteração.

As trocas fazem parte do processo de aquisição da fala e são esperados até por volta de 4 anos, quando já está apta a produzir todos os sons, incluindo os mais complexos como os encontros consonantais.

Por isso, é muito importante compreender e identificar as características de cada alteração, para que desta forma, uma conduta terapêutica específica e apropriada seja planejada para cada caso.

Abaixo uma referência do que esperar quanto a produção dos fonemas, de acordo com a idade:

Até 3 anos de idade aproximadamente são esperado: /p/ pato; /b/ bola; /t/ tatu; /d/ dado; /k/ casa; /g/ gato; /m/ macaco; /n/ nada; /nh/ ninho; /f/ feliz; /v/ vaca; /s/ sapo; /z/ zebra.

3 anos e meio: /L/ lua; /lh/ palha; /s/ escola; /R/ rato.

4 anos: /ch/ xícara, chuva; /j/ janela, gelo; /r/ barata; /r/ porta, amor.

4 anos e meio: grupo consonantal com /r/ e /L/, branco, clara.

Esta tabela deve ser consultada como referência e não como uma regra. Casos que se distanciem das idades apresentadas devem procurar uma avaliação fonoaudiológica completa, pois diversos fatores podem levar a um atraso na aquisição dos sons da fala.

Se tiver alguma dúvida, a Equipe Bozelli está à disposição. Agende uma avalição!

Referências Consultadas:

Wertzener, H.F. Fonologia. In: Andrade, C.R.F; Befí Lopes, D.M.; Fernandes, F.D.M. Wertzner, H.F.A.B.F.W Teste de Linguagem Infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática São Paulo: Pró-Fono

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli