Nenhuma notificação encontrada

Cárie nos dentes de leite: Como evitar?

Por:
Dra. Laura Gomes Garbellotti Farsula

A higiene bucal é assunto sério e os papais e mamães devem começar a se preocupar mesmo antes do nascimento dos primeiros dentinhos em seu filho.

Porém, às vezes, mesmo com todos os cuidados acaba surgindo ela: as LESÕES DE  cárie nos dentes de leite.

E aí surgem algumas perguntas:

  • Dente de leite com cárie precisa de tratamento?
  • Como evitar cárie em dente de leite?
  • Como cuidar melhor dos dentes do meu filho?

Por isso preparamos esse artigo, que irá te ajudar a entender e solucionar essas e outras dúvidas a respeito desse assunto tão importante. Confira:

Porque cuidar dos dentes de leite?

Esses dentinhos, também conhecidos como decíduos, são importantes para o desenvolvimento da criança.

Muitos pais acreditam que por não serem definitivos não há problema eM não cuidar adequadamente. Porém, além da criança poder sofrer com dores, esses dentes são responsáveis por reservar o espaço para os dentes definitivos.

E uma alteração dessa pode trazer problemas para as crianças no futuro. E também, afetar a qualidade de vida do seu filho, uma vez que a dor pode causar mudanças no humor (quem é feliz com dor?) e dificultar uma boa rotina de sono e alimentação.

Cárie nos dentes de leite: devo ou não tratar

A resposta é sim! Como falamos acima, os dentes provisórios(DE LEITE) são importantes. Além disso, uma cárie não tratada em um dente de leite pode ainda causar uma infecção no dente definitivo.

Existem alguns fatores que podem aumentar o risco da criança desenvolver a cárie no dente de leite. Podemos citar:

  • Não escovar os dentes antes de dormir
  • Deixar a criança dormir com uma mamadeira com suco ou leite ou algum líquido rico em açúcar
  • Não visitar regularmente um dentista infantil(ODONTOPEDIATRA)

Como identificar a cárie no dente de leite?

No caso dos pequenos, pode ser mais difícil identificar uma vez que eles ainda não sabem como se expressar da melhor maneira. Porém, é importante que você preste atenção na forma como o seu filho se alimenta. Algumas mudanças que podem indicar a possibilidade de cárie são:

  • Dor ao mastigar/morder
  • Mudar a forma como mastiga
  • Não querer ou negar comida

Como evitar a cárie em crianças?

Existem três pilares que são importantes para ajudar o seu filho a manter a melhor saúde bucal. São elas:

  • Visitas periódicas ao odontopediatra
  • Realizar a escovação da forma correta e com frequência UTILIZANDO PASTA DENTAL COM FLUOR NA QUANTIDADE CORRETA PARA CADA IDADE CONFORME ORIENTACAO DO PROFISSIONAL
  • Ter uma alimentação saudável (sem excessos na quantidade de açúcar)

Para ajudar o seu filho a criar o hábito de cuidar da saúde bucal e evitar o surgimento de cáries nos dentes de leite, VOCE DEVE SEMPRE MOSTRAR QUANDO ESTA REALIZANDO SUA ESCOVACAO, AS CRIANCAS GOSTAM DE COPIAR OS PAIS

Quando levar o bebê ao dentista?

O ideal é que a primeira visita ao dentista seja quando os primeiros dentinhos começarem a nascer. Esse período costuma acontecer por volta do sexto mês de vida da criança.

Normalmente, a primeira consulta serve para que os pais possam entender os próximos passos, tirar possíveis dúvidas e aprender como escovar os dentinhos que estão nascendo, qual escova e pasta utilizar e outras boas práticas que vão ajudar o seu filho a se manter longe das cáries.

Gostou deste artigo e quer acompanhar mais dicas sobre como ajudar o seu filho a ter não só um sorriso mas uma saúde em dia? Siga o nosso Instagram. Nós postamos várias dicas que vão te ajudar a cuidar do seu filho no dia a dia.

fontes:

https://www.colgate.com.br/oral-health/kids-oral-care/early-childhood-caries-1216

https://www.sorrisologia.com.br/noticia/tratamento-da-carie-no-dente-de-leite-evita-problemas-nos-dentes-permanentes_a765/1

https://www.metlife.com.br/blog/saude-e-bem-estar/quando-levar-o-bebe-pela-primeira-vez-ao-dentista-/

https://hospitaldaface.com.br/confira-os-riscos-de-carie-em-dente-de-leite/

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli