Nenhuma notificação encontrada

Como saber se seu filho tem TDAH?

Por:
Dr. Danilo Assis Pereira

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, em que as crianças e adultos costumam apresentar desatenção, inquietude e impulsividade. Geralmente é diagnosticado na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida.

Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado.

Porque uma criança ou adulto tem TDAH?

Ainda não se tem uma resposta exata para essa pergunta e acredita-se que é a combinação de alguns fatores ambientais, genéticos e biológicos.

Estudos mostram que portadores de TDAH geralmente têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro, sendo que esta área é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.

Como é feito o diagnóstico de TDAH?

O diagnóstico atuamentel é feito pelos critérios do DSM-5 da Academia Americana de Psiquiatria. Queixas frequentes relatadas pelos pais são baixa tolerância à frustração, irritabilidade, teimosia, impulsividade e alteração do humor. Indivíduosdesatentos podem apresentar queixas referentes à atenção, memória ou desorganização

Diante da suspeita de TDAH, é importante avaliar, na anamnese, a história da doença atual, pré-natal (uso de álcool ou tabagismo na gestação são fatores de risco), perinatal, do desenvolvimento (incluindo o desempenho escolar), pregressa (trauma cranioencefálico e exposição a chumbo) e familiar (principalmente de TDAH e problemas de saúde mental). Também é primordial fazer exame físico detalhado atentando para sinais vitais, exame cardiovascular, dermatológico, neurológico incluindo a avaliação da coordenação motora e desenvolvimento cognitivo.

O TDAH tem tratamento?

O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador e atendimento com profissionais da equipe multidisciplinar (psicólogo, fonoaudiólogo) . A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.

Se você está em busca de informações essenciais sobre o tratamento para o TDAH, além de orientações para ajudar seu filho a viver uma vida ativa e saudável ao gerenciar esse transtorno, você está no lugar certo.

O acesso a vários especialistas – todos trabalhando juntos para projetar o plano de tratamento que melhor se adequa ao seu filho – garante que você, seu filho e sua família inteira receberão o suporte médico, emocional e educacional que você precisa.

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli