Nenhuma notificação encontrada

Dia Nacional da Imunização

Por:
Bozelli

Em 9 de junho é comemorado em todo o Brasil, o Dia Nacional da Imunização. Na história recente do país e também de todo o mundo, nunca a imunização foi tão desejada e valorizada.

Esta data foi criada no Brasil para chamar a atenção da sociedade sobre a importância da vacinação. Uma maneira eficaz de combater doenças que acometem diversos públicos, como: caxumba, tétano, sarampo, gripe, entre outras. 

Um dos avanços mais importantes da medicina em todos os tempos, sem dúvidas foi a imunização por meio de vacinas. Como sabemos, elas são responsáveis por erradicar uma série de doenças, garantindo a saúde e o bem estar das pessoas, por mais que muitas delas não deem o devido valor.

Desde o nascimento até a terceira idade, manter o calendário de vacinação em dia pode evitar que o próprio indivíduo contraia graves doenças e, em consequência, outras pessoas sejam contaminadas.

Por mais que se pense que enfermidades como o sarampo, rubéola e poliomielite estavam erradicadas, se um grande número de indivíduos deixar de se vacinar elas podem voltar facilmente.

Somente por esse motivo dá para imaginar a importância e a responsabilidade de todos em manterem-se imunizados, não é mesmo?

Vantagens de se vacinar 

Em tempos que uma parte da população duvida e até mesmo se diz contra vacinas, quem não dá a devida importância em manter o calendário de vacinação atualizado além de colocar em risco a própria vida, pode acabar comprometendo a saúde de terceiros.

Se alguma vez ouviu que vacinas são perigosas e podem ter efeitos colaterais, saiba que isso não passa de um mito.

Isso porque todas elas, antes de serem licenciadas, devem passar por diversos testes e fases de avaliação feitos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Somente depois desse processo é que começam a ser utilizadas na população.

Além de não trazerem riscos à saúde, as vacinas também trazem benefícios a longo prazo. Quando somos imunizados, nosso organismo cria anticorpos que destroem os microorganismos causadores de doenças e, além disso, obtêm uma memória imunológica.

Isso quer dizer que, durante muito tempo, o indivíduo que tomou determinadas vacinas ficará imune às doenças, evitando o desenvolvimento das enfermidades também no futuro.

Se vacinar em todas as idades é fundamental 

O calendário de vacinação deve ser iniciado antes mesmo do nascimento, através da vacinação em gestantes, a fim de proteger a mãe e por consequência o bebê. Pois os bebês não possuem sistema imunológico formado e, por isso, estão mais sujeitos a uma série de doenças.

Portanto, uma das principais responsabilidades dos pais em relação aos seus filhos é manter o calendário de vacinação em dia, desde que são recém nascidos e, posteriormente quando se tornam crianças e adolescentes. Isso garante a proteção de doenças graves no presente e também durante o crescimento.

Veja abaixo a divisão das idades e comorbidades para a vacinação

  • Prematuro
  • Criança – 0 a <10 anos
  • Adolescente – 10 a 19 anos
  • Gestante
  • Adulto – 20 a 59 anos
  • Idoso – mais de 60 anos
  • Pacientes especiais
  • Pessoas transplantadas de células-tronco hematopoiéticas (TCTH)
  • Calendário único: do nascimento à terceira idade
  • Calendário SBIm - Do nascimento aos 19 anos
  • Calendário SBIm - Dos 20 anos à terceira idade

Acesse o link abaixo da SBIM (Sociedade Brasileira De Imunização) para ver os calendários de todas as idades e divisões acima listadas. 

https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli