Nenhuma notificação encontrada

Fibrose Cística: o que você precisa saber sobre

Por:
Dr. Fabio Cesar Bozelli

O que é Fibrose Cística

A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética, que passa de pais e mães para os filhos que afeta principalmente os pulmões, o sistema digestivo e o pâncreas.

O que causa a Fibrose Cística

Essa doença é causada por uma alteração do gene que faz com que o corpo humano produza o muco muito mais denso que o normal, que se acumula principalmente nas vias respiratórias – causando infecções como pneumonia e bronquite.

No trato digestivo, a Fibrose pode bloquear as enzimas digestivas de chegarem ao intestino e dificultar a digestão e absorção de nutrientes pelo corpo, causando desnutrição. Tanto que alguns pacientes fazem reposição enzimática para conseguirem normalizar o ganho de peso e a absorção correta dos nutrientes pelo corpo.

Sintomas Fibrose Cística

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da doença que se apresenta em cada paciente. O diagnóstico pode ser feito já no período neonatal, através do teste do pezinho.

Existem mais de mil tipos de mutação diferentes para o gene causador da fibrose. Com isso, os sintomas são diferentes. Os mais comuns são:

  • Pneumonia e bronquites frequentes
  • Tosse persistente, com catarro
  • Chiados no peito e/ou falta de fôlego
  • Baixo ganho de peso e/ou crescimento, mesmo com apetite normal
  • Fezes volumosas e gordurosas
  • Surgimento de pólipos nasais
  • Pele/Suor muito salgado

Diagnóstico da Fibrose Cística

O diagnóstico para a doença pode ser feito de três maneiras:

  • Teste do Pezinho
  • Teste do Suor
  • Exames Genéticos

Fibrose Cística tem cura?

Ainda não existe uma cura para a Fibrose. Porém, hoje em dia, com o diagnóstico precoce da doença e o tratamento adequado, podemos aumentar consideravelmente não só a expectativa de vida, mas a qualidade de vida de crianças e adultos que sofrem com a doença.

Fibrose Cística é Contagiosa?

A Fibrose Cística não é contagiosa e não afeta questões cognitivas. É normal que algumas pessoas nem aparentem ter a doença em caso de sintomas mais brandos. Mas ressaltamos que o tratamento deve ser mantido e seguido à risca para que o paciente mantenha a melhor qualidade de vida possível.

Devido aos diferentes sintomas, algumas pessoas não aparentam ter nenhuma doença, porém, o tratamento deve ser mantido para que não ocorram intercorrências e complicações futuras.

Tratamento Fibrose Cística

O primeiro passo é realizar o diagnóstico da doença com um profissional capacitado. A partir daí o paciente terá acompanhamento de uma equipe especializada de acordo com a gravidade da doença e com os sintomas que manifestam.

Como a doença ataca principalmente os pulmões e o sistema digestivo, esses costumam ser dois pontos de foco do tratamento, que pode envolver:

  • Fisioterapia Respiratória
  • Uso de medicamentos broncodilatadores
  • Uso de antibióticos e anti-inflamatórios
  • Apoio nutricional
  • Reposição Enzimática

A Unidade Einstein Bozelli de Sorocaba é uma clínica multidisciplinar e está preparada para realizar o diagnóstico.

fonte: http://www.abram.org.br/o-que-e-fibrose-cistica

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli