Nenhuma notificação encontrada

Nome trocado, problema dobrado!

Por:
Bozelli

O erro de identificação do paciente pode desencadear uma sequência de falhas em cadeia. Isso inclui a administração de medicamentos, realização de exames, transfusões de sangue e até cirurgias em pessoas trocadas.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2013, com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. Esse programa partiu dos protocolos básicos, elaborados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para a OMS, a segurança é um dos seis atributos da qualidade, ao lado da efetividade, cuidado centrado no paciente, oportunidade, eficiência e equidade. Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:

  • Identificação do paciente;
  • Higiene das mãos;
  • Segurança cirúrgica;
  • Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos;
  • Prevenção de quedas dos pacientes;
  • Prevenção de úlceras por pressão (UPP).

O protocolo de identificação do paciente tem a finalidade de garantir que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina.

Erros de identificação podem ocorrer em qualquer fase do diagnóstico ou tratamento, desde o momento da admissão, por isso que a identificação correta do paciente é uma das formas de prevenir que danos aconteçam.

Para contribuir com essa causa, realizamos no mês de maio uma ação com colaboradores e profissionais da Bozelli.
Entregamos um flyer com orientação sobre a identificação correta e também realizamos uma dinâmica com eles, onde o nome de cada um estava trocado com o de outro colega de trabalho no flyer, com a finalidade de causar incomodo em cada um por estar com o nome trocado.

Também foi colocado um banner na entrada da Clínica, para que todos os pacientes se conscientizem e que entendam a importância de se identificar corretamente.

Confira:

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli