Nenhuma notificação encontrada

O recém-nascido chegou em casa, e agora?

Por:
Dr. André Pacca Luna Mattar

Quando o recém-nascido recebe alta da maternidade, surgem muitas dúvidas em relação aos cuidados, principalmente quando se trata do primeiro filho. Por isso, a Bozelli preparou algumas recomendações importantes que vão facilitar seu dia. Confira!

Transporte do bebê

A legislação exige que crianças menores de 1 ano a serem transportados no banco de trás do carro, no bebê conforto e de costas. Após esse período, você pode virar o bebê conforto para a frente.

Primeira visita pediátrica

Recomenda-se que a criança comece o acompanhamento pediátrico até 7 dias após a alta médica do hospital.

Coto umbilical

O coto umbilical não dói, portanto, mantenha-o seco e limpo, sem medo de ergue-lo para limpar sua base. Deve ser limpo regularmente um cotonete com álcool absoluto (70%GL).

Teste do pezinho

É realizado após o segundo dia de vida da criança, mas nunca depois sétimo dia. Permite o diagnóstico precoce de diversas doenças, assim como o tratamento adequado para o desenvolvimento normal do bebê.

Icterícia

Alguns bebês desenvolvem uma coloração amarelada da pele, que é denominada icterícia. Isto ocorre a partir do segundo dia de vida e tende a aumentar no quarto e quinto dia. Se isto ocorrer, consulte seu pediatra para avaliação clínica do bebê.

O banho

Para começar, arrume todo o ambiente e deixe tudo o que você vai utilizar por perto. Elimine qualquer corrente de ar e só depois, tire a roupa do bebê. A água deve ter temperatura morna e agradável, que pode ser testada com o cotovelo.

Lembre-se: utilize sabonete neutro. É totalmente dispensável o uso de colônias, óleos e talcos.

Troca de fraldas

Usar água morna em todas as trocas de fraldas. Limpe em sentido único, de cima para baixo, para evitar a contaminação.

Lembre-se: os lenços umedecidos podem ser utilizados como exceção, onde não há disponibilidade de usar a água.

Prevenção de infecções

Lavar bem as mãos ou usar álcool gel quando for pegar ou tocar o recém-nascido. Evite locais fechados, aglomerações e contato com pessoas doentes.

Vacinas

Assim que o bebê nasce, ele recebe a vacina para Hepatite B e a BCG. Segundo recomendação da SBIM, deve-se manter o Calendário Vacinal a partir do segundo mês de vida.

Nutrição

O aleitamento materno assegura a nutrição adequada para o bebê e vai protege-lo de muitas doenças. É o alimento mais adequado até o sexto mês de vida.

Lembre-se: não existe leite fraco!  Quanto mais o bebê mama mais aumenta a produção do leite. Os horários não devem ser rígidos, mas o intervalo entre as mamadas não deve ultrapassar 4 horas

Ainda tem dúvidas? Agende uma consulta com os nossos pediatras!

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli