Nenhuma notificação encontrada

Odontopediatria: Cuide da Saúde Bucal do seu Filho

Por:
Dra. Laura Gomes Garbellotti Farsula

Sabe-se hoje, que os primeiros 1000 dias de vida do bebê (270 dias da gestação + 365 dias do primeiro e 365 dias do segundo ano de vida) é considerado um período muito valioso.

Nessa fase, temos enormes possibilidades de aumentar as chances da criança se desenvolver saudavelmente e de aprender a se cuidar, como também minimizar risco de possíveis doenças durante sua vida.

Qual a função de um odontopediatra?

Assim, é fundamental o papel do Odontopediatra em educar as famílias e crianças conscientizando sobre a importância da saúde bucal e motivando-os para cuidar melhor de seus filhos.  É extremamente importante os pais conhecerem as estruturas dentro da boca do seu filho, o que é normal, o que precisa de atenção especial e a importância de cuidar dos dentes decíduos (dentes de leite) desde o início de erupção do primeiro dente.

A criança aprende observando o que os adultos fazem, portanto, comportamentos saudáveis geram valores e hábitos saudáveis, passando de geração para geração e contribuindo para uma vida toda.

Quando fazer a primeira visita ao Odontopediatra?

A primeira visita ao Odontopediatra é um marco importante na vida da criança e deve ser parte essencial dos cuidados de saúde geral da criança.

A idade da primeira visita odontológica da criança auxilia na determinação da qualidade do atendimento odontológico preventivo e curativo que a criança receberá, e portanto, na futura saúde bucal dessa criança.

A Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Academia Americana de Odontologia Pediátrica (AAPD) recomendam que a primeira visita da criança ao Odontopediatra deva ser durante o primeiro ano de vida para prevenção e, consequentemente, para diminuir as intervenções restauradoras invasivas e os custos futuro.

Nesta primeira consulta, a Dra. Laura Farsula, Odontopediatra em Sorocaba, dá orientações sobre higiene bucal, mostra a possibilidade de corrigir hábitos alimentares inadequados e melhorar o conhecimento dos pais sobre como prevenir possíveis problemas bucais como cárie dentária, lesões erosivas entre outros.

Estudos mostram que a doença cárie, ainda é a doença crônica de maior prevalência em crianças menores de 6 anos, ela causa dor, dificuldade mastigatória, distúrbios gerais de saúde, problemas pscicológicos e um impacto substancial na qualidade de vida dessas crianças e familiares. Acredita-se que isso seja resultado da falta de procura da família por um Odontopediatra para realizar todo o acompanhamento adequado desde o primeiro ano de vida.

As instruções de higiene bucal, segundo a Associação Brasileira de Odontopediatria, devem ser realizadas a nível individual e devem ser direcionadas a partir da observação do Odontopediatra sobre o modo como a criança e/ou responsável realizam a higiene bucal, ou seja, a explicação da forma de realizar a higiene bucal na criança é feita individualizada a partir do conhecimento da real necessidade daquela família.

Odontologia para crianças: atendimento Humanizado

Portanto, realizamos aqui na Unidade Einstein Bozelli de Sorocaba um atendimento humanizado e individualizado a partir da necessidade de cada família.

O atendimento é feito de forma lúdica para envolver a criança e conseguir ensinar e atender encantabrincando de forma leve, assertiva e divertida. É um momento mágico de descoberta do novo pela criança ou de quebra de paradigmas de atendimentos anteriores.

Acolher as famílias e entender de forma equânime aquele indivíduo é nossa missão diária.

Ref. Odontopediatria Estado atual da Arte e autoria própria.

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli