Nenhuma notificação encontrada

Pectus Carinatum e Pectus Excavatum

Por:
Bozelli

Pectus é a deformidade mais comum da parede torácica, tendo a retração (excavatum), ou abaulamento (Carinatum) do Externo. 

Pectus Carinatum

Conhecido também como peito de pombo, é uma condição em que o esterno e as cartilagens costais, crescem para frente, gerando uma saliência na parede anterior do tórax.

Características 

Crianças com Pectus Carinatum, sem patologia pulmonar ou cardíaca associada, raramente apresentam sintomas, sendo assim apenas uma deformidade estética. Porém em alguns casos mais graves, podem causar dificuldade de respiração devido a deformidade no tórax, também tendo maior rigidez na parede torácica, causando uma mobilização deficiente, provocando uma respiração dificultosa, principalmente em esforço(corrida por exemplo). 

Pectus Excavatum 

Deformidade que está presente desde o nascimento, mas que se torna mais visível na adolescência, tendo como característica a retração do Externo, pode causar dores retroexternal, cansaço físico e palpitações. 

Características  

Além da retração do Externo, os pacientes apresentam má postura, com deslocamento dos ombros para frente, abdômen protuberante. Em pacientes do sexo feminino normalmente a hipomastia ou mamas com desvio medial dos mamilos estão associadas. Deformidades da coluna, principalmente cifose, são ocorrências comuns. As arritmias também podem ser atribuídas à compressão do coração ou fatores emocionais. A incidência do pectus excavatum vai de 0,58 a 3 pessoas para cada 1000 nascimentos, predominando no sexo masculino e o histórico familiar pode associado.

Problemas emocionais 

O impacto emocional é um dos principais problemas causados pelo Pectus, alguns pacientes com casos mais leves podem viver felizes, normalmente, mas outras, o formato do peito e o seu impacto visual, podem prejudicar sua imagem e autoestima, fazendo romper as suas relações sociais e sentirem-se desconfortáveis, durante adolescência e a idade adulta.

 

Momento da operação 

O momento ideal para a correção cirúrgica é bem discutível, normalmente não é feito em pacientes com menos de 5 anos de idade por ter um risco de ocasionar anomalias no crescimento do tórax. Considera-se o mais correto realizar a cirurgia acima dos 12 anos, quando se tem um maior desenvolvimento físico e começam aparecer os problemas emocionais. 

Formas de correção da deformidade

Podem ter diferentes formas de correção, como coletes de remodelamento, compressores torácicos, mas em casos mais graves é necessário o tratamento cirúrgico. 

O Pectus Carinatum tem o tratamento cirúrgico feito com a técnica de cirurgia aberta, já a cirurgia de Pectus excavatum pode ser feita com a cirurgia aberta ou pela técnica de Nuss que é minimamente invasiva. 

A técnica de Nuss consiste na passagem de uma barra metálica curva, chamada barra de Nuss, que cruza o tórax internamente guiada por videocirurgia fazendo com que a deformidade seja empurrada para fora. Sendo um procedimento extremamente seguro e sem a necessidade de uma grande incisão, apenas 2 cortes de cerca de 3 cm abaixo das axilas, proporcionando um excelente resultado estético ao paciente.

Ao ser notada uma deformidade, é fundamental o diagnóstico de um especialista, pois quanto antes esse diagnóstico for feito, melhor as chances de correção, diminuindo problemas clínicos e emocionais.

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli