Nenhuma notificação encontrada

Problemas neurológicos em crianças

Por:
Dr. Danilo Assis Pereira

Problemas neurológicos em crianças podem ser difíceis  de diagnosticar, pois, além de não associarmos doenças neurológicas com nossos baixinhos, muitas vezes eles podem achar que os incômodos e a dor dos problemas neurológicos são normais. Por isso é importante estarmos atentos aos sintomas dos problemas neurológicos de uma criança.

As alterações no  desenvolvimento são um grupo de condições que podem comprometer o domínio motor,  de aprendizagem, de linguagem ou de comportamento. Essas condições começam durante o período de desenvolvimento, podem afetar o funcionamento do dia-a-dia e geralmente duram ao longo da vida de uma pessoa

Habilidades como dar o primeiro passo, sorrir pela primeira vez e acenar “tchau” são chamadas de marcos de desenvolvimento. As crianças alcançam marcos na forma como brincam, aprendem, falam, se comportam e se movem (por exemplo, engatinhar e andar). As crianças se desenvolvem em seu próprio ritmo, por isso é impossível dizer exatamente quando uma criança vai aprender uma determinada habilidade. No entanto, os marcos do desenvolvimento dão uma ideia geral das mudanças que podem ser esperadas à medida que a criança fica mais velha.

Como pai, você conhece melhor seu filho. Se seu filho não está atingindo os marcos para sua idade, ou se você acha que pode haver um problema com a maneira como seu filho brinca, aprende, fala, age e se movimenta, converse com o médico de seu filho e compartilhe suas preocupações. Não espere. Agir cedo pode fazer uma grande diferença!

Como identificar problemas neurológicos em uma criança?

Os pais de crianças acometidas de problemas neurológicos severos, seja por sequelas, traumas mecânicos ou questões genéticas e hereditárias, via de regra chegam naturalmente ao consultório de Neurologia Infantil, muitas vezes encaminhados por especialistas de outras áreas.

Cabe ao neurologista infantil lançar mão de todos os recursos necessários para a realização de uma anamnese detalhada, seguida de exame físico geral e neurológico, dirigido para a idade da criança. É de fundamental importância uma conversa franca e aberta com pais ou responsáveis, explicando detalhadamente sobre possíveis diagnósticos, tratamentos, reabilitação e prognóstico, tudo a fim de otimizarmos todo o plano terapêutico e possibilitar à criança uma pronta reabilitação dentro do que estiver ao alcance da Neurologia Infantil e também de uma possível abordagem transdisciplinar, envolvendo outras áreas como fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, etc

Doenças comuns

• Dificuldade escolar;

Atraso no desenvolvimento

Atraso de fala – : https://bozelli.com.br/voce-sabe-o-que-causa-atraso-na-fala-de-uma-crianca/

• Dores de cabeça/cefaléia;

• Transtorno de Atencao e Hiperatividade ;

• Epilepsia;

• Paralisia cerebral;

• Doenças musculares;

• Erros inatos do metabolismo;

• Doenças degenerativas do sistema nervoso central e periférico.

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli