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Processamento Auditivo Central

Por:
Dra. Ana Priscila C. D. Agostinelli Ghiotto

O que é Processamento Auditivo Central?

São processos que envolvem a detecção, análise e interpretação dos efeitos sonoros.

Esses processamentos ocorrem nos sistemas auditivos periférico e central, e se desenvolve nos primeiros anos de vida.

É a partir da experimentação do mundo sonoro que aprendemos a ouvir.

Habilidades auditivas centrais

As principais habilidades auditivas centrais são:

  • Localização sonora: habilidade de localizar auditivamente a fonte sonora;
  • Síntese binaural: habilidade para integrar estímulos incompletos apresentados simultaneamente ou alternados para orelhas opostas;
  • Figura-fundo: identificar mensagem primária na presença de sons competitivos.
  • Separação binaural: habilidade para escutar com uma orelha e ignorar a orelha oposta;
  • Memória: habilidade de estocar e recuperar estímulos;
  • Discriminação: habilidade para determinar se dois estímulos são iguais ou diferentes;
  • Fechamento: habilidade para perceber o todo quando partes são omitidas;
  • Atenção: habilidade para persistir em escutar sobre um período de tempo;
  • Associação: habilidade para estabelecer correspondência entre um som não linguístico e sua fonte.

Transtornos auditivos

O transtorno de audição pode se desenvolver de duas formas: perda auditiva e alteração do processamento auditivo.

Perda auditiva é um impedimento da capacidade de detectar energia sonora, e pode ser classificada quanto ao grau e ao tipo.

Já a alteração de processamento auditivo é caracterizada pelo impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros.

Avaliação do Processamento Auditivo Central

A Avaliação do Processamento Auditivo Central é necessária em alguns casos, como os que apresentaremos abaixo.

Porém, essa avaliação deve ser realizada após Avaliação Audiológica Básica, através de exames clínicos como Audiometria tonal liminar e vocal e Imitanciometria, que fornecerá dados sobre as condições de detecção do som (audiometria tonal liminar, condições de mobilidade do sistema tímpanoossicular).

As condições para avaliação do Processamento Auditivo Central são:

  • Atenção prejudicada
  • Dificuldade em escutar em ambiente ruidoso;
  • Dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;
  • Pessoas agitadas, hiperativas ou muito quietas;
  • Fala muito “ãh?” ou “O quê?”;
  • Prejuízo de memória sequencial auditiva e localização sonora;
  • Alterações de escrita e leitura;
  • Dificuldades na percepção auditiva.

Como ocorre essa avaliação?

A Avaliação do Processamento Auditivo Central pode ocorrer por meio de testes especiais, utilizando estímulos verbais, como sílabas, palavras e frases, e não verbais, como sons e distorções gravados em CD.

Esses sons são enviados à pessoa a ser avaliada através dos fones de um audiômetro de dois canais, utilizando uma cabine acústica.

Para que serve essa avaliação?

Todo esse processo tem o objetivo de medir a capacidade do paciente em reconhecer sons verbais e não verbais em condições de escuta mais complexas, de forma que se possa compreender a capacidade do indivíduo de acompanhar sons específicos em ambientes desfavoráveis, observar inabilidades auditivas, ter um parâmetro de medida quantitativo da qualidade de audição desse indivíduo, contribuindo, assim, para o diagnóstico e tratamento de diversos transtornos de comunicação, seja oral ou escrita.

Em caso de alterações na avaliação de processamento auditivo, o que fazer?

A principal medida, nesses casos, é iniciar a Fonoterapia.

Fazem parte do plano de terapia fonoaudiológica o desenvolvimento auditivo verbal, envolvendo as habilidades auditivas de atenção seletiva, discriminação dos padrões temporais e de frequência dos sons da fala, localização, memória, fala e linguagem.

O fonoaudiólogo, ao preparar um plano de terapia, deve ter como objetivo criar condições para que o indivíduo possa se reorganizar quanto aos aspectos envolvidos na comunicação no que se refere a utilização dos fonemas, da prosódia e das regras da língua.

Para cada tipo de alteração deve se desenvolver uma proposta de fonoterapia enfatizando os aspectos que deverão ser predominantemente treinados, de acordo com os resultados da avaliação.

Surgiu alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Fonte:

http://www.andislexia.org.br/docs/artigo-AND-2.pdf

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

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