A Bozelli
Nós costumamos dizer que uma criança feliz é uma criança que corre, pula, dança, brinca com os amigos e faz várias estripulias que deixam os papais malucos.
E, por isso, é comum que essas crianças acabem caindo, tropeçando ou batendo em algum lugar e sofrendo um trauma nos dentes. Isso acontece durante férias escolares, finais de semana e até mesmo no dia a dia.
Mesmo aquelas crianças menores, que ainda estão aprendendo a andar e cheias de curiosidade para desbravar o mundo, é muito comum a queda, uma vez que os reflexos deles ainda não estão desenvolvidos.
Nós sabemos que essa é uma situação um pouco chata e que nos pega de surpresa.
Pensando nisso, formulamos algumas dicas orientando o que fazer caso seu filho sofra um traumatismo dentário:
Quando falamos do trauma dental, existem alguns casos mais comuns, que são:
O primeiro passo é manter a calma e entrar em contato com seu odontopediatra de confiança o mais rápido possível. A criança precisa se sentir segura e acolhida.
O segundo passo é observar se o trauma gerou desmaio, vômito e/ou dores de cabeça. Neste caso, deve-se levar a criança primeiramente ao médico ou hospital.
Na ausência desses sintomas leve imediatamente ao odontopediatra.
O tempo entre o trauma e o atendimento feito pelo odontopediatra é muito importante. O sucesso do tratamento está diretamente relacionado a isso.
Mesmo nos casos mais simples, o ideal é que a criança seja avaliada nas primeiras 2h após o trauma.
Um exame radiográfico pode ser necessário para uma melhor avaliação e planejamento do caso.
Se o trauma provocou sangramento, é indicado limpar levemente a boca da criança com gaze e soro fisiológico (na ausência de soro fisiológico, é possível usar com água filtrada), com cuidado.
Pode-se, também, colocar bolsa térmica gelada na região traumatiza para controlar sangramento e inchaço.
É importante evitar dar chupetas, mamadeiras ou objetos que a criança possa colocar na região pois, ao sugar ou morder com força o quadro inicial pode piorar.
Deve se verificar se houve fratura de algum fragmento (pedaço) do dente ou até mesmo avulsão do mesmo (dente saiu inteiro da boca).
Caso isso ocorra, o pedaço ou o dente deve ser colocado inteiro submerso numa solução de leite ou soro, manipulando o mínimo possível esse dente.
Esse fragmento ou dente precisa ser levado junto na consulta do odontopediatra.
ATENÇÃO: caso o DENTE DE LEITE saia totalmente da boca da criança (avulsão), o mesmo não deve ser recolocado, pois isso pode prejudicar o dente sucessor permanente que irá nascer.
Caso o DENTE PERMANENTE saia totalmente da boca da criança ou adolescente (avulsão), deve ser colocado na solução de leite ou soro fisiológico. Não se deve nunca pegar o dente pela raiz, somente pela coroa do dente (parte que aparece na boca quando sorrimos).
Colocar o dente permanente em um copo de leite aumenta a janela para que ele seja reimplantado de até 6h, em comparação com o dente fora do recipiente, que tem uma janela de apenas menor
Portanto, se ocorrer um traumatismo dentário siga esse passo a passo e procure o seu odontopediatra!
Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.
Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.
Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!
Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!