Nenhuma notificação encontrada

Vacina do HPV: Previna-se do Câncer de colo

Por:
Vacinação

A Vacina contra o HPV é uma das imunizações mais importantes do calendário de vacinas. Ela protege contra doenças causadas pelo papiloma vírus humano, como lesões do colo do útero, vulva e vagina, lesões no ânus e verrugas genitais. Também previne lesões pré-cancerosas.

A conscientização de vacinação é importantíssima pois estudos associam que 99,7% dos casos de câncer de colo tem relação com o HPV.

Nesse artigo você verá:

  • Como é feita a vacina
  • Quem deve tomar
  • Possíveis reações
  • Quem NÃO pode tomar

E muito mais. Boa leitura!

Quem deve ser imunizado

A vacina do HPV é oferecida na rede particular ela é  quadrivalente para:

  • Homens dos 9 aos 26 anos (vacina quadrivalente)
  • Mulheres dos 9 aos 45 anos (vacina quadrivalente)

Quantas doses da Vacina do HPV

Ela é em três doses -0,2 e 6 meses

A vacina quadrivalente protege contra os vírus do tipo 6, 11, 16 e 18.

A imunização pode ser realizada por quem já foi infectado ou está em tratamento, pois existe mais de um tipo do vírus do HPV. Dessa forma, é possível evitar o aparecimento de novos sintomas e diminuir o risco de câncer.

Quem não pode tomar

A Clínica Bozelli sempre ressalta a importância do acompanhamento médico para manter a sua carteira de vacinação em dia. E um dos motivos é que nem todas as pessoas estão aptas para todas as vacinas. Por exemplo, a não devem tomar a vacina do HPV:

  • Gestantes
  • Alérgicos a algum componente da vacina
  • Quem está com febre ou possui doenças agudas
  • Quem possui problemas na coagulação sanguínea
  • Quem está com número de plaquetas reduzido

Transmissão do HPV

O papiloma humano vírus é causado, na maioria das vezes, por relações sexuais sem proteção (camisinha) onde ocorre contato com a pele ou mucosa infectada.

Em menor escala ocorre transmissão por corte com objetos contaminados com o vírus, transmissão da mãe para o bebê e baixa imunidade.

A vacina atua na prevenção do papiloma vírus, mas não é utilizada no tratamento. Por isso, em campanhas de conscientização é ressaltado a importância do uso do preservativo nas relações sexuais e, no caso das mulheres, a realização do exame papnicolau anualmente.

A vacina contra o HPV é segura?

Sim, a vacina é completamente segura e aprovada pelo Ministério da Saúde.

Prevenção do HPV

Como não existe ainda uma cura para o HPV, a melhor saída é a prevenção. Existem algumas coisas que você pode fazer, como:

  • Estar com a vacina do hpv em dia
  • Usar preservativo nas relações íntimas (o preservativo reduz a transmissão, mas não oferece proteção total)
  • Caso seja mulher, realizar os exames ginecológicos periodicamente, inclusive o Papanicolau

Onde encontrar a Vacina HPV em Sorocaba?

A Clínica Einstein Bozelli é o lugar que você procura para a vacina do HPV em Sorocaba. Possuímos uma estrutura completa para você manter o documento de vacinação do seu bebê em dia!

fontes: https://www.inca.gov.br/perguntas-frequentes/hpv#:~:text=O%20câncer%20do%20colo%20do,em%20inglês%20para%20papilomavírus%20humano.

https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/a-seguranca-da-vacina-do-hpv/

https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//guia-pratico-hpv-2013.pdf

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli