Nenhuma notificação encontrada

Vacina do Rotavírus: Cuide da saúde do seu filho

Por:
Vacinação

Quando falamos do cuidado com nossas crianças, a vacinação é fundamental para o bom desenvolvimento de nossos filhos. E mantê-los saudáveis e longe de enfermidades passa também por manter o calendário de vacinação em dia.

E uma dessas enfermidades é o rotavírus. Essa é mais uma das doenças que são preveníveis por vacinas e fazem parte do calendário de vacinação infantil.

Por isso, nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre essa doença, suas principais características e apresentaremos outras informações importantes como:

  • O que a vacina previne?
  • Qual o esquema de doses?
  • Quem pode tomar?
  • Quais as contraindicações?

Vamos começar?

Entendendo o Rotavírus

O Rotavírus é uma doença que causa uma inflamação aguda (gastroenterite) no tubo digestivo.

Existem três tipos de Rotavírus capazes de causar uma infecção no ser humano e, por isso, é possível ser contaminado mais de uma vez. No geral são sete sorotipos.

O diagnóstico pode ser feito através do exame laboratorial das fezes da pessoa. E os sintomas podem conter diarreia, cólicas, náuseas e vômitos.

A transmissão da doença ocorre pelo contato direto por objetos contaminados que são levados à boca. Por isso, é muito comum em crianças pequenas.

Agora que você já conhece um pouco sobre, vamos falar sobre a Vacina do Rotavírus!

O que a Vacina do rotavírus Previne?

A Vacina do Rotavírus protege contra as gastroenterites causadas pelo vírus.

Do que ela é feita?

Existem dois tipos de vacinas, a monovalente (oferecida na rede pública e particular) e a pentavalente (oferecida apenas na rede particular). Entenda as diferenças entre elas:

Vacina Oral Monovalente (VRH1)

Ela contém apenas um tipo de vírus. É composta por esse vírus atenuado e outros componentes como sacarose, adipatodissódico, meio Eagle modificado Dulbecco (DMEM) e água estéril.

Vacina Oral Atenuada Pentavalente (VRH5)

Ela é composta por cinco tipos de rotavírus atenuados, sacarose, citrato de sódio, fosfato de sódio monobásico monoidratado, hidróxido de sódio, polissorbato 80, meios de cultura e traços de soro fetal bovino.

Quem Pode Tomar?

De acordo com o Calendário de Vacinação Infantil, a vacina deve ser aplicada a partir do segundo mês de vida até o sétimo mês, em duas ou três doses – dependendo do tipo de vacina aplicada.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para crianças acima da idade recomendada. Também aquelas fazem uso de medicamentos imunossupressivos, que possuem alergia a alguns dos componentes da vacina ou com doença do aparelho gastrointestinal.

Como é Aplicada a Vacina?

A vacina é aplicada de forma oral em ambos os casos e tem uma idade limite para início de 3 meses e 15 dias (14 semanas). Após esse período ela não é iniciada. Da mesma forma, a última dose deve ser tomada antes de completar o oitavo mês de vida.

Veja abaixo o esquema de doses:

VRH1

São oferecidas em duas doses, com intervalo mínimo de um mês (quatro semanas), a partir da sexta semana de idade. 2 e 4 meses.

VRH5

Também pode ser aplicada para crianças a partir da sexta semana com intervalo de quatro semanas. Porém é realizada em três doses.

Cuidados com a Vacina do Rotavírus:

Adie a vacinação se:

o bebe estiver com febre de moderada a alta ou diarreia intensa. Febre baixa e diarreia leve não são impeditivos.

Bebês de mães portadoras de HIV

Podem ser vacinados nos casos em que não ocorrer sinais de deficiência imunológica.

Meu bebê vomitou logo após a vacina. Preciso imunizar novamente?

Não é necessário imunizar novamente nos casos em que o bebê regurgitar após a vacina

Acompanhe reações adversas

E procure  um médico nos casos em que essas reações se mostrarem graves ou persistentes, durando por mais de 24h.

Onde pode ser encontrada:

  • VRH1 – Oferecida de rotina pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), nas Unidades Básicas de Saúde, para crianças de 2 a 8 meses de vida. Também pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação.
  • VRH5 – Oferecida somente na rede privadas a partir de 2 meses de vida, sendo necessário 3 doses .

Vacina BCG em Sorocaba?

O Centro de Vacinação Bozelli, disponibiliza a Vacina BCG e todas as vacinas seguindo o calendário de imunizações da SBIm. Possuímos uma estrutura completa para a segurança do seu bebê, da compra à administração da vacina.

Fale conosco pelo WhatsApp Bozelli

https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-rotavirus

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/infeccao-por-rotavirus/#:~:text=Rotavírus%20é%20uma%20infecção%20que,homem%20e%20causam%20gastrenterite%20aguda.

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli