Nenhuma notificação encontrada

Você sabe o que é intercorrências mamárias?

Por:
Dra. Elisangela Alves Cabrelli

O que são intercorrências mamárias?

Intercorrências mamárias são problemas que podem ocorrer devido a amamentação durante o pós-parto. Geralmente estão relacionadas a posição ou a pega errada da criança ao mamar.    

As intercorrências mamárias mais comuns são ingurgitamento mamário, fissura mamilar, mastite puerperal, bloqueio de dutos e abcesso mamário. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma das causas das intercorrências mamárias.  

Ingurgitamento mamário: Popularmente conhecido como leite empedrado, o ingurgitamento mamário é uma intercorrência mamária que ocorre devido ao acúmulo de leite nas mamas, causando aumento do volume e dores nas mamas. Esse acúmulo torna o leite mais viscoso e, por consequência, o leite não pode fluir normalmente. Esse tipo de intercorrência mamária geralmente acontece nos primeiros dias após o parto e pode ser evitada utilizando técnicas corretas para amamentação. O tratamento para essa intercorrência mamária geralmente é feito por massagem e compressas quentes e frias.  

Fissura mamilar: Ocorre devido as alterações no tecido mamilar. Também é uma intercorrência mamária que começa a ser notada com desconforto no começo da mamada. Apesar das mães acharem normal é preciso tomar cuidado. Essa intercorrência mamária também pode ser percebida por rachaduras, sangramento, temperatura acima do normal na região das mamas e vermelhidão.  

Mastite puerperal: Essa intercorrência mamária ocorre quando há inflamação do tecido do peito, proveniente de uma infecção devido ao acúmulo de leite nas mamas. Geralmente é uma intercorrência mamária que acontece até a décima segunda semana de amamentação. A mastite puerperal é uma intercorrência mamária que pode desencorajar as mamães a amamentarem seus bebês, mas após ser tratada, a amamentação poderá ser realizada com todo amor e carinho.  

Bloqueio de dutos: Essa intercorrência mamária acontece quando o leite produzido não é drenado corretamente até chegar ao bebê, podendo ser consequência a falta de amamentação frequente ou uma ineficiente sucção por parta da criança. Para que essa intercorrência mamária não atrapalhe esse momento especial é recomendado uma alta frequência de amamentação para evitar o acúmulo do leite. Outros pontos importantes para prevenir essa intercorrência mamária são a utilização das corretas técnicas de amamentação, não usar cremes desnecessários, não usar sutiã que bloqueie o fluxo do leite, se hidratar e descansar bem.  

Abcesso mamário: É uma intercorrência mamária incomum com relação as outras, pois é consequência de uma infecção causada por bactérias. É uma intercorrência mamária identificada pelo acúmulo de pus nas mamas e as dores na mesma região.  

É muito importante que as mamães fiquem atentas a qualquer sinal de intercorrência mamária, pois isso não pode atrapalhar esse lindo momento de conexão com seus bebês. Caso a mamãe suspeite estar com alguma intercorrência mamária, informe ao médico para que os cuidados necessários sejam tomados.  

depoimentos

Confira alguns depoimentos de nossos pacientes

Este é o segundo ano que tomamos vacina da gripe a Tetravalente e é excelente o atendimento e profissionais que sabem o que faz. Tratamento diferenciado e conhecimento na área de saúde. Indico.

Wagner Galli

Meu filho passa na clínica para atendimento com os pediatras, dentistas e também toma vacina, clínica completa em especialidades e infraestrutura, atendimento diferenciado e altíssima qualidade...adoro esse lugar, super recomendo.

Alanna Conrado

Dr. Fabio é fantástico, nos dá todo o suporte em todos os momentos. A clínica é completa, alem de pediatras, conta com laboratório e dentistas. Recomendo para todos os pais, principalmente aos de primeira viagem!

Antonio Paschoal

Excelente clínica. Atendimento na recepção muito bom, funcionários sempre muito atenciosos e simpáticos. Estacionamento gratuito com manobrista. Fazemos acompanhamento com a Dra Juliana nefrologista, que além de ser uma ótima profissional, é uma médica muito atenciosa e querida!!!!

Giovana Bregnoli